fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

otimizar os processos logísticos

Como otimizar os processos logísticos de recepção de mercadorias

As mercadorias percorrem um longo caminho desde a produção até chegar ao seu destino final. Nesse processo, diversos são os riscos de algo dar errado, como equívocos de planejamento, acidentes e roubos. Por isso, atentar para a eficiência dos processos logísticos de recepção de mercadorias é muito importante.

Você sabe como otimizar os processos logísticos? Como tornar a recepção de mercadorias mais eficiente? Neste artigo, você vai encontrar dicas úteis para otimizar a logística e alavancar a sua produção. Confira!

Saiba como fazer uma recepção de mercadorias eficiente

Na indústria,  os produtos são recebidos diariamente para alimentar o processo de produção. O início do processo de produção se dá justamente com o recebimento das mercadorias. Por isso, capacitar a equipe para a recepção de mercadorias é um dos principais requisitos para ampliar a produtividade no setor e enxugar custos.

O processo de entrada de mercadorias está diretamente ligado ao departamento de compras, responsável por gerar os pedidos. Para fazer a conferência, a equipe responsável por esse setor deve ter acesso às notas de compras. Desse modo, é possível conferir o que foi pedido e o que está sendo entregue. Em seguida, as informações devem ser repassadas para aqueles que trabalham no estoque.

A conferência minuciosa de cada item é muito importante. O profissional deve realizar a checagem atentamente, averiguando o que foi pedido, o que consta nas notas e o produto contido nas cargas. Também devem ser verificadas as quantidades, os tipos e a qualidade das mercadorias.

Veja como facilitar o acesso aos estoques

Para ter mais agilidade e facilidade de acesso no armazenamento dos produtos, os estoques precisam estar sempre muito bem organizados. Para isso, uma metodologia eficiente deve ser aplicada ao controle de entradas e saídas de mercadorias.

Além disso, é fundamental que os produtos sejam acessíveis e de fácil localização a qualquer momento. Portanto, é recomendável a utilização de um bom sistema, capaz de apontar as quantidades de estoque e os locais de armazenamento. Portanto, a automação dos processos logísticos é vital para uma armazenagem mais eficiente.

otimizar os processos logísticos

Saiba como planejar os seus processos logísticos

O planejamento dos processos pode auxiliar muito no recebimento das mercadorias. Para torná-los mais eficientes, é importante definir etapas para que o trabalho seja realizado sem erros na conferência dos produtos.

Geralmente, a logística envolve as seguintes fases:

  • entrega;
  • identificação da mercadoria;
  • conferência das notas;
  • análise de possíveis avarias;
  • separação dos produtos para os respectivos setores;
  • cadastro no sistema de gestão de estoque.

No planejamento da logística industrial, também são necessárias as previsões de produção e a antecipação na separação da matéria-prima para alimentar o ambiente fabril.

Para proteger a atividade das vulnerabilidades do sistema, diversas medidas devem ser tomadas, como o investimento em alta tecnologia e a capacitação de profissionais.

Um bom gerenciamento do fluxo físico e de informação permite agregar valor na cadeia de suprimentos e gerar oportunidades de economias para a operação. O uso de softwares de gestão integrada (ERP) possibilita maior controle dos dados e aumento da automação e eficiência.

otimizar os processos logísticos

Veja a importância das empilhadeiras para a logística

A operação com empilhadeiras otimiza a utilização da mão de obra e reduz a relação dos custos homem/hora. Desse modo, o uso dessas máquinas economiza tempo nas etapas de carregamento e descarregamento de mercadorias.

Além disso, o uso de empilhadeiras na armazenagem possibilita o acesso rápido e direto aos estoques, garantindo maior velocidade na movimentação. Por consequência, o uso dessas máquinas também favorece a racionalização dos espaços de estocagem. Como resultado, temos uma redução dos danos em produtos e uma melhor utilização dos espaços verticais.

Como vimos, atentar para os processos logísticos de recepção de mercadorias é fundamental para o aumento da eficiência. Seguindo essas dicas, você certamente será capaz de otimizar os seus processos, aumentar a segurança e alavancar a sua produção.

Você gostou desse artigo? Entendeu como otimizar os processos logísticos na recepção de mercadorias? Quer saber mais sobre como aumentar a eficiência logística na indústria? Veja aqui!

COMPARTILHE