fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

movix

Como identificar a melhor empilhadeira para o meu negócio?

Escolher a melhor empilhadeira para o seu fluxo de trabalho é indispensável, pois ela está diretamente ligada à qualidade e eficiência dos processos logísticos da sua empresa.

Atualmente, o mercado conta com diversos modelos disponíveis, direcionados a diferentes perfis e demandas operacionais.

Porém, essa variedade também pode gerar certas dificuldades na hora de optar pelo equipamento mais adequado às suas necessidades.

Para eliminar qualquer dúvida e garantir a melhor compra, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Acompanhe.

O que levar em consideração na hora de escolher a melhor empilhadeira?

Para saber qual a melhor empilhadeira para o seu caso, primeiro é preciso entender qual será a aplicabilidade do equipamento, onde ele será usado e quais tipos de produto ele irá carregar.

Com suas principais demandas em mente, procure avaliar os modelos que mais lhe interessam, considerando alguns pontos fundamentais para a qualidade das suas operações, como:

  •       Raio de giro;
  •       Tipo de torre;
  •       Capacidade de carga;
  •       Tração;
  •       Alturas máximas de armazenamento;
  •       Tipo de piso em que a máquina irá operar;
  •       Estruturas de armazenagem;
  •       Tipos de pallets.

Esses são os pontos básicos para definir a melhor empilhadeira para suas necessidades, mas outros diferenciais também são determinantes durante a aquisição.

Os principais deles incluem a qualidade e a tecnologia oferecidas pela fabricante, as rotinas de assistência necessárias para o maquinário, o padrão do serviço de manutenção e a possibilidade de inserir acessórios. 

Tendo esses elementos em mente, certamente sua compra será mais segura. Contudo, é normal que dúvidas surjam na hora de optar entre uma máquina elétrica ou a combustão, ou ainda no momento de escolher entre uma empilhadeira off road ou industrial

Empilhadeira a combustão x empilhadeira elétrica

As empilhadeiras a combustão são as melhores opções para as empresas que precisam de um maquinário robusto e com mais força para atender às suas diferentes demandas.

Além disso, seu desempenho mecânico é melhor, as possibilidades de aplicação são diversas e a própria durabilidade tende a ser maior. Ainda, muitas das empilhadeiras a combustão podem ser somadas a acessórios para ampliar suas possibilidades de utilização.

As empilhadeiras a combustão se classificam em GLP e ou DIESEL, neste caso o DIESEL precisa de um local externo ou muito bem arejado para que a emissão de gases não afete os colaboradores.

Já as empilhadeiras elétricas servem justamente para atender esse mercado interno, já que não emitem gases poluentes. Inclusive, elas também são mais silenciosas. Contudo, o maior problema está na assistência técnica e peças que apresentam custos elevadíssimos.

Empilhadeira industrial x empilhadeira off road

Com os pontos destacados acima, podemos dizer que as empilhadeiras mais indicadas para a maioria das situações são aquelas a combustão, já que as elétricas são voltadas a casos muito específicos e a necessidades pontuais, como é o caso do setor de alimentos.

A partir dessa definição, a questão fica entre os modelos industriais e off road. Em geral, os primeiros são melhores para ambientes menores, pois oferecem mais agilidade. Por sua vez, os segundos são mais indicados para terrenos externos, pois têm força para resistir a solos irregulares e locais marcados por intempéries.

Porém, as vantagens e desvantagens de cada tipo de empilhadeira podem variar de acordo com as necessidades da sua empresa.

Normalmente, as empilhadeiras industriais se destacam por conta de:

  •       Menor tempo de deslocamento com maior velocidade;
  •       Força sob medida para uso industrial;
  •       Facilidade de operação em espaços menores, por serem mais compactas.

No caso das máquinas off road, a indicação é para aqueles que precisam de benefícios e possibilidades como:

  •       Resistência a condições severas e adversas;
  •       Agilidade e eficiência mesmo em terrenos irregulares;
  •       Estrutura reforçada;
  •       Força e resistência para diferentes tipos de aplicações;
  •       Fácil operação e dirigibilidade.

Se você ainda está na dúvida sobre a melhor empilhadeira para a sua empresa, clique aqui e baixe agora nosso infográfico comparativo. Já se você quer garantir o melhor retorno sobre investimento no seu maquinário, clique aqui e tenha acesso à nossa planilha de viabilidade econômica.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp