fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

tratamento em autoclave

Como funciona e qual a importância do tratamento em Autoclave

O tratamento em autoclave é um processo fundamental para qualquer madeireira moderna, tendo em vista os benefícios que esse tipo de cuidado agrega à qualidade do produto final.

A concepção de que a madeira é um material defasado ou secundário na construção civil é considerada cada vez mais ultrapassada. Afinal, ao ser tratado, o material passa a apresentar uma excelente durabilidade e resistência, sem abrir mão da aparência e versatilidade que o caracteriza.

A seguir, entenda melhor a importância do tratamento em autoclave para a sua madeireira.

Por que investir em tratamento em autoclave para minha madeireira?

Tanto em construções modernas quanto em ambientes rústicos, a madeira tratada nunca esteve tão em alta entre os decoradores e arquitetos. Ela pode ser utilizada em uma infinidade de aplicações no setor de construção:

  • casas
  • decks
  • pergolados
  • galpões para áreas de festas
  • forros personalizados
  • cercas para sítios

Em termos construtivos, a sua versatilidade se torna ainda mais evidente, pois ela pode ser usada em soluções para galpões, tesouras, pés-direitos, caibros, entre muitas outras.

Porém, por melhores que sejam o seu custo-benefício e a sua capacidade de aplicação, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre investir nesse tipo de tratamento. Afinal, as madeiras estão sujeitas a fungos, insetos, apodrecimento ou outros fatores que causam a sua deterioração e reduzem a sua durabilidade.

O tratamento em autoclave é a solução certa para que uma madeireira possa superar esses problemas e manter a relevância dessa matéria-prima. Ele oferece soluções em madeira que são realmente vantajosas aos consumidores e agrega o melhor padrão de desempenho construtivo às suas obras.

As madeiras submetidas ao tratamento em autoclave geralmente são provenientes de pinus ou eucaliptos reflorestados. Essas árvores apresentam crescimento expressivo e uma grande capacidade de adaptação aos mais diversos tipos de climas e solos existentes no Brasil.

Por ser facilmente renovável e ganhar características semelhantes às madeiras “de lei” após o tratamento, esse tipo de material é considerado um dos mais ambientalmente corretos para o segmento construtivo. Desde que, obviamente, seja produzido de acordo com o que é previsto na legislação.

tratamento em autoclave

Como funciona o processo de tratamento?

Antes do tratamento, a madeireira precisa certificar-se de que todas as madeiras foram adequadamente secas, pois o produto imunizante só é efetivo sob a umidade correta.

Por mais que o processo de secagem possa ser feito in natura, muitas empresas têm investido em estufas automatizadas, que aceleram toda a produção e agregam um padrão ainda maior resistência e durabilidade às madeiras.

Com tudo pronto, as etapas básicas seguidas no tratamento em autoclave são:

  • Inicialmente, o equipamento é completamente carregado com as madeiras e selado;
  • Todo o tanque de armazenamento então é preenchido com a solução imunizante, que é a responsável pela proteção da madeira;
  • Feito isso, as madeiras são submetidas a um vácuo no interior da autoclave, que retira toda a umidade e o ar presente no interior de suas células;
  • Quando o vácuo completo é atingido, a solução do tanque é inserida no interior da autoclave, penetrando todas as células da madeira graças à elevada pressão;
  • O material fica sob essas condições até que seja totalmente saturado pelo imunizante e seu tratamento esteja completo;
  • Por fim, o que sobrou da solução retorna até o tanque, para que o vácuo restante reduza o excesso de imunizante na superfície da madeira.

Como aumentar a eficiência na movimentação de materiais

O uso de empilhadeiras torna o fluxo das madeiras muito mais ágil, eficiente e prático. Essas máquinas permitem descarregar um grande número de cargas ao mesmo tempo, de modo a evitar retrabalhos, movimentações desnecessárias ou desperdícios no transporte

Além de contar com máquinas adequadas, a gestão deve evitar gargalos que possam atrasar a distribuição, causar problemas no maquinário, reduzir a produtividade e atrasar as entregas. Desse modo, ela poderá manter o foco em questões fundamentais para a competitividade do negócio, sem se preocupar com perdas desnecessárias.

Para garantir bons resultados, esse processo não se limita à movimentação das madeiras no pátio, mas deve abranger ainda o monitoramento, proteção, armazenamento e distribuição de cada item.

Um bom planejamento de toda a rotina de trabalho, com a descrição de cada etapa nos registros, aumenta a segurança e evita gargalos e prejuízos nas operações. Desse modo, é possível aumentar a produtividade e reduzir grande parte dos custos da madeireira.

O gestor deve elaborar um plano de movimentação detalhado, capaz de guiar toda a equipe em prol de um movimento contínuo de correções e melhorias. Esse tipo de cuidado garante a adoção de rotinas de inspeção e manutenção capazes de prevenir e solucionar problemas.

tratamento em autoclave empilhadeira movix

Veja os benefícios da empilhadeira off road para as madeireiras

O uso de empilhadeiras todo terreno madeireiro tem crescido muito no setor, devido principalmente à sua robustez e capacidade de operar ao ar livre e em terrenos irregulares. Para enfrentar essas condições adversas, a estrutura física dessas máquinas é mais forte e resistente que daquelas utilizadas em centros logísticos fechados. Além disso, a distância do chassi até o chão é adequada para vencer os obstáculos em qualquer tipo de terreno. 

Esses equipamentos são perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e o transporte de materiais para estoques e locais de utilização. Desse modo, eles evitam que ocorram desperdícios, acidentes e danos comuns no transporte manual. Com essas máquinas, materiais pesados, madeiras, máquinas e suprimentos podem ser transportados muito mais facilmente.

Conheça aqui a empilhadeira MaxxiCargo

Além disso, essas empilhadeiras também podem ser utilizadas com equipamentos porta-garfos, que ampliam as suas aplicações. Por isso, elas podem transportar cargas disformes, como feixes de madeira, tubos e vergalhões.

Como vimos, trabalhar com tratamento em autoclave em sua madeireira é fundamental para atender a um mercado em constante expansão, manter o padrão de qualidade dos produtos elevado e garantir a satisfação dos clientes.

Porém, é preciso ter em mente que se trata de um processo físico-químico repleto de detalhes e pormenores que precisam ser respeitados. Para garantir a eficiência e segurança, ele deve contar com um maquinário de ponta, colaboradores bem treinados e uma política de vendas que realmente faça os investimentos valerem a pena.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp