BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

como-fazer-a-gestao-de-produtos-quimicos-na-industria-de-fertilizantesmaxxi

Como fazer a gestão de produtos químicos na indústria de fertilizantes

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Os fertilizantes são compostos fundamentais para o aumento da produtividade agrícola. Afinal, eles desempenham uma função essencial para o desenvolvimento das plantas, fornecendo os nutrientes que elas necessitam para germinar e se desenvolver.

Porém, as exigências do mercado têm elevado o nível de complexidade operacional no setor, demandando uma gestão logística mais eficiente. Para se tornarem mais competitivos, os fabricantes precisam enfrentar alguns desafios, como fazer o transporte e armazenagem corretamente, ter maior escala de produção e eliminar os resíduos corretamente.

Mas você sabe como fazer uma gestão de produtos químicos? Confira como aumentar a eficiência e segurança em seus processos.

Entenda a situação da indústria de fertilizantes brasileira

A indústria de fertilizantes no Brasil está em constante crescimento, mas ainda compete com os produtos importados. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), em 2019 foram comercializados 36.238.381 milhões de toneladas do produto.

Porém, embora o País seja o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, mais da metade do produto ainda é importada, e o consumo ainda se encontra em estágio inferior que o ideal.

A legislação brasileira define os fertilizantes como substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes para as plantas. A sua matéria-prima advém dos produtos procedentes da petroquímica e da mineração, como o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K).

Os macronutrientes fazem parte das moléculas essenciais para a vida das plantas, possuem função estrutural e são necessários em grandes quantidades no metabolismo delas. Já os micronutrientes, presentes nos fertilizantes em menores quantidades, têm função reguladora e fazem parte das enzimas.

Saiba quais são os cuidados necessários na produção de produtos químicos

As substâncias químicas trazendo enormes benefícios para a produção agrícola. Dados da FAO mostram que os fertilizantes trazem uma contribuição muito significativa para a produtividade agrícola, com ganhos de no mínimo 50%.

Porém, a aplicação de produtos químicos sem critérios de racionalidade e eficiência pode originar problemas ambientais e trazer prejuízos econômicos e energéticos. Por isso, a gestão da indústria de fertilizantes deve atentar para os cuidados com segurança em todo o ciclo de vida do produto químico, desde a sua produção até a destinação final.

A gestão da indústria deve conhecer e ser capaz identificar os produtos com os quais trabalha, de modo a evitar riscos à produção, acidentes no trabalho e desastres ambientais.

O Decreto 2657/98 determina os parâmetros para a produção de produtos químicos, de modo a avaliar o perigo que apresentam para a saúde dos trabalhadores e garantir a sua segurança.

Veja os cuidados necessários no transporte e armazenamento

Para minimizar a perda na qualidade e evitar acidentes no transporte e armazenamento, deve-se prestar atenção às propriedades físicas e químicas e físicas dos fertilizantes. A seguir, daremos algumas dicas para que as operações sejam realizadas com eficiência e segurança.

* O manuseio e o transporte correto desses produtos devem ser baseados nas condições climáticas, no tipo de fertilizante e na forma como o produto é expedido (granel ou embalado).

* O armazenamento do fertilizante também exige alguns cuidados para que ele não sofra perda de qualidade. Por isso, o ambiente deve ser limpo, livre de poeira e sujeira e protegido da umidade, que pode causar a formação de pó e empedramento.

* A manutenção e limpeza dos recipientes que armazenam os produtos químicos devem estar de acordo com as normas de segurança. Por se tratar de um produto tóxico, o fertilizante precisa seguir as mesmas regras dos produtos perigosos, expostas no Decreto 5.954/2004.

* Para evitar riscos de explosões, nenhuma instalação elétrica pode entrar em contato direto com o fertilizante. Além disso, placas de “não fumar” devem ser afixadas e respeitadas.

* O piso do depósito, as esteiras transportadoras e equipamentos devem estar limpos, secos e livres de resíduos e contaminações. Também é preciso atenção para se evitar a contaminação cruzada entre produtos diferentes.

* Além disso, a legislação trabalhista exige que os trabalhadores que operam empilhadeiras recebam treinamentos relacionados à segurança na operação de equipamentos de transporte, conforme definidos na NR-11.

* Para garantir a eficiência dos processos, é importante contratar pessoas capacitadas a prestar esse tipo de serviço com segurança. Afinal, os operadores precisam saber movimentar produtos químicos e cargas perecíveis, materiais que podem causar acidentes graves.

Conheça as empilhadeiras Off Road da Movix

Ideais para atividades externas, com terrenos irregulares, poeira constante e incidência de chuvas, as empilhadeiras off road encaram todo tipo de terreno com agilidade e eficiência. Projetadas para suportar trabalhos pesados, essas máquinas carregam até 4,5 toneladas de peso.

Essas máquinas também se destacam por sua capacidade para atingir níveis mais altos de elevação vertical, com excelente capacidade de carga e maior velocidade e estabilidade. Movidas a diesel e com torres de duplo ou triplo estágio, elas apresentam elevações que variam de 3,30 a 6,00 metros.

Além disso, as empilhadeiras todo terreno podem ser utilizadas outros acessórios além dos garfos. Esses acessórios ampliam a versatilidade de suas aplicações para diversas atividades da área industrial e da construção civil.

Portanto, essas máquinas são capazes de realizar o transporte de cargas disformes, como sacos de fertilizantes, big bags, feixes de madeira, blocos de cimento, tubos e vergalhões. Elas tornam o acesso aos estoques mais fácil e rápido, favorecendo uma melhor utilização dos espaços verticais e uma maior economia de espaço.

Como vimos, a gestão de produtos químicos na indústria de fertilizantes precisa estar atenta a uma série de medidas para garantir a qualidade e segurança dos produtos e evitar acidentes.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre qual é o tipo de empilhadeira mais indicado para as suas necessidades? Confira neste artigo.

empilhadeira off road x industrial

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica