fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

empilhadeira off road

Como escolher a empilhadeira ideal

Uma boa empilhadeira é indispensável para qualquer negócio que trabalhe com movimentação de cargas em seus processos.

Do modelo manual, passando pelo elétrico, até a empilhadeira todo terreno (off road), existe uma série de opções e possibilidades que podem variar de acordo com o perfil da operação de cada empresa.

A seguir, descubra os fatores que você deve considerar na hora de adquirir uma empilhadeira e saiba mais sobre os principais modelos disponíveis no mercado.

Saiba o que levar em consideração na hora de escolher a sua empilhadeira

Ao ter em mente que a empilhadeira é fundamental para transportar objetos pesados que não podem ser levantados manualmente, fica clara a importância do seu desempenho dentro da empresa.

Escolher equipamentos bem dimensionados para o seu ambiente interno e com capacidade para realizar as tarefas exigidas de forma ágil é determinante para a eficiência de todo o processo interno.

empilhadeira industrial - movix

Primeiramente, tenha certeza de que a sua empilhadeira é compatível com o tipo de material manuseado, bem como suas dimensões, pesos e até a altura em que ele deverá ser alcançado.

Nesse mesmo sentido, a estrutura de armazenamento deve ser levada em consideração: os corredores são largos o suficiente para que o equipamento seja operado sem problemas? O local é aberto ou fechado? Qual a distância percorrida pela máquina? Meu ambiente comporta vários equipamentos funcionamento ao mesmo tempo?

Outros itens que devem estar pontuados na escolha de uma empilhadeira é a forma com que ela é manuseada, a autonomia de seu combustível ou carga elétrica, o número de manutenções recomendada pelo fabricante, bem como a assistência oferecida em eventuais reposições de peças.

É preciso ter uma visão global da sua operação e entender quais necessidades específicas a sua empilhadeira deve sanar. Com todos esses pontos em mente, basta conhecer melhor sobre cada tipo de equipamento para alinhá-lo com a sua escolha.

Conheça as vantagens dos modelos a combustão

Indicados para uso externo e interno, os modelos de empilhadeira a combustão são extremamente versáteis e podem ser utilizados para movimentar todo tipo de carga.

empilhadeira industrial - movix

Além da economia proporcionada pelo motor a combustão, o que destaca esse tipo de equipamento é a agilidade, segurança operacional e alta eficiência.

O baixo consumo e o alto desempenho são maximizados nesse tipo de empilhadeira graças ao seu modo de operação, que é totalmente facilitado.

A disponibilidade de manutenção com fácil disponibilidade de peças no mercado brasileiro é outro fator que torna o seu uso atraente em diversos tipos de industrias.

Com um custo extremamente competitivo, existem na versão a gás, mais indicada para uso externo, e a versão a diesel com estrutura robusta, mais comuns em usos externos e em terrenos irregulares.

Nesse sentido, destaca-se também o tipo de empilhadeira todo terreno, que vai ganhar uma abordagem especial no próximo item!

Entenda o crescente uso da empilhadeira todo terreno (off road)

O tipo de empilhadeira todo terreno é cada vez mais procurado pelas indústrias, dada a sua capacidade de enfrentar terrenos acidentados e ambientes rigorosos!

A eficiência operacional destaca esse robusto tipo de equipamento, que preza pelo alto desempenho e excelente capacidade de tração sem abrir mão da economia no combustível e facilidade na manutenção.

empilhadeira off road - movix

De acordo com as necessidades de cada empresa, existem modelos compactos, que prezam pela versatilidade e rapidez nas operações, e opções mais robustas, que são utilizadas principalmente por setores como depósitos de materiais de construção, fabricantes de artefatos de cimento, construtores, cerâmicas, madeireiras, entre outras.

Para se ter uma ideia do papel central que o modelo de empilhadeira todo terreno (off road) já ocupa, são comercializados até equipamentos projetados sobre a plataforma de tratores, capaz de agregar ainda mais potência, durabilidade e usabilidade em terrenos difíceis!

Conheça também os equipamentos elétricos

empilhadeira eletrica - Movix

Por mais que um modelo de empilhadeira a combustão ainda seja considerado mais vantajoso para a grande maioria dos negócios, existem outras tendências que precisam ser analisadas com atenção.

Os equipamentos elétricos, por exemplo, são amplamente utilizados em ambientes fechados, em que os gases provocados pela queima de combustível possam representar riscos aos colaboradores.

Isso não quer dizer que elas não possam ser utilizadas em locais externos: por mais que a empilhadeira todo terreno (off road) seja mais indicada para os desafios desse tipo de ambiente, elas não superam as dificuldades de locais estreitos com a mesma facilidade que os equipamentos elétricos.

Fique por dentro desse e de outros assuntos

A escolha de uma boa empilhadeira pode envolver diversos aspectos e existem ainda mais modelos do que os citados no texto, como é o caso dos equipamentos manuais e até portuários.

Agora que você já conhece os pontos mais importantes para fazer a sua escolha e quais são os modelos mais utilizados pelo mercado, chegou a hora de saber ainda mais sobre o assunto.

Continue acompanhando o blog da Movix para saber ainda mais sobre como escolher a sua empilhadeira, quais as possibilidades de uma boa empilhadeira todo terreno e muito mais sobre o tema!

Descubra os principais fatores a considerar antes de adquirir uma empilhadeira. Baixe o material abaixo:

COMPARTILHE