Alinhar processos, cuidar e treinar pessoas, pensar em ferramentas, elaborar estratégias… Enfim, essas são apenas algumas das responsabilidades da Gestão Rural de uma fazenda.
Assim, as propriedades rurais podem ser difíceis de gerenciar, devido a diversidade e complexidade do setor. Se forem grandes fazendas com diferentes culturas, o desafio fica ainda maior.
Portanto, para oferecer eficiência, um bom gestor deve ser especialista na área e se concentrar em maneiras de atingir os objetivos maiores da empresa rural.
Neste artigo, vamos te mostrar como aplicar a Gestão Rural de maneira produtiva e quais as suas principais tecnologias de suporte. Além disso, temos um link para download de um ebook completo sobre Gestão Agro para você que quer aprofundar no assunto.
O que é Gestão Rural?
A Gestão Rural consiste no planejamento, organização, distribuição e controle dos processos de uma fazenda, visando as metas estabelecidas, o aumento da produtividade e o uso eficiente de recursos.
Uma das maiores preocupações da Gestão Rural é equilibrar o interesse administrativo em reduzir custos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade produtiva. Ou seja, seu desafio é buscar, ao máximo, a relação custo-benefício nas atividades.
Bases da Gestão Rural
As bases da Gestão Rural são:
- Processos: o gestor deve se encarregar pela troca de informações entre as diferentes atividades da fazenda. Dessa maneira, ele é capaz de identificar necessidades, gargalos e direcionar as soluções aos responsáveis. Também é dessa maneira que ele mantém os líderes da empresa cientes do que está acontecendo.
- Pessoas: o manejo das pessoas que trabalham na fazenda também é atribuída ao Gestor Rural. Ele é o responsável pelo elo entre os colaboradores e os líderes. Portanto, o gestor deve estabelecer uma comunicação transparente e treinamento adequado.
- Ferramentas: estar atento às novidades em ferramentas (digitais ou não), implementos e máquinas que auxiliem a produtividade rural é uma das tarefas mais importantes de um gestor. Isso se aplica tanto ao trabalho na lavoura, quanto às rotinas de escritório.
Como aplicar a Gestão Rural
A Gestão Rural pode ser aplicada através de ferramentas diversas que promovam acesso a dados precisos sobre as operações realizadas. O desenvolvimento tecnológico tem sido fundamental para a prática, auxiliando o gestor a colher as informações necessárias para uma boa gestão.
Veja algumas inovações tecnológicas aplicadas na Gestão Rural:
- Softwares de controle e monitoramento
- Softwares de gerenciamento financeiro
- Sistemas de integração de informação
- Avaliações e pesquisas de satisfação digitais
Como aumentar a produtividade através da Gestão Rural?
Nada como boas técnicas e dicas para melhorar ainda mais a produtividade através da gestão, certo? Então, confira as que separamos para te auxiliar nesse processo:
- Colete e utilize dados. Assim, você garante assertividade ao seu trabalho, embasa argumentos, visualiza o cenário geral e pensa em soluções com mais facilidade.
- Saiba quais são os objetivos da fazenda. Reúna-se com os administradores, dialogue e sempre esteja a par dos objetivos maiores da empresa rural. Assim, suas metas e planos de ação enquanto gestor também se direcionam para o lugar certo e fica muito mais fácil atingir resultados satisfatórios.
- Invista em tecnologia. A tecnologia no campo deixou de ser um luxo há muito tempo e se tornou necessidade. Atualmente, é impossível acompanhar um mercado tão competitivo sem investir em tecnologias, sejam elas máquinas de produção ou softwares de monitoramento.
Com todas as técnicas e estratégias apresentadas até aqui, você estará pronto para dar os primeiros passos para uma Gestão Rural mais produtiva e benéfica para a sua empresa.
–
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a considerar novas soluções para a sua rotina no campo.
Enfim, se você trabalha com Gestão Rural e quer se aprofundar em gerenciamento de custos, vai adorar conhecer nosso e-book.