fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Colheita e produção café 1

Colheita do café: como contornar suas principais dificuldades?

Assim como na grande maioria das atividades agrícolas, a colheita do café exige cuidados especiais, que servem para evitar problemas comuns desse tipo de cultura.

No segmento cafeeiro, existem dificuldades muito características relacionadas ao processo de colheita, capazes de comprometer a qualidade final do produto e sua lucratividade.

Felizmente, existem alguns cuidados básicos que podem evitar ou mesmo reverter as consequências negativas desses problemas.

Para que você conheça as principais adversidades da área e saiba como superá-las, a seguir, confira aquelas mais recorrentes na colheita do café, suas principais resoluções e a importância das melhores tecnologias para essa atividade!

Quais as principais dificuldades na colheita do café?

Além dos possíveis problemas comuns a qualquer tipo de produção, como a incidência de doenças, pestes e fungos, a colheita do café também conta com adversidades próprias do seu modelo de produção.

Normalmente, os desafios da área cafeeira são ligados a variações climáticas inesperadas e ao excesso de chuvas, que geram condições como:

  •       Umidade excessivamente alta do solo, que dificulta o mesmo impede operações manuais e até o uso de certos equipamentos;
  •       Umidade do ar muito elevada, que gera a colheita de grãos úmidos, muitas vezes prejudicando o processo de secagem;
  •       Falta de seguimento no planejamento da colheita, já que mudanças no clima impedem que o cronograma seja seguido corretamente, especialmente se forem muito rápidas e inesperadas.

 

Como evitar essas adversidades?

De acordo com o portal de notícias Safra ES, em artigo especial sobre o tema, a melhor maneira de driblar os problemas gerados pela chuva e pelas mudanças climáticas é otimizar a lavoura através de seu monitoramento.

Para isso, é preciso levantar o maior número de dados possíveis, desde dados climáticos e análises de solo, até características de folha, incidência de doenças e pragas, tempo até a colheita, produtividade, e assim por diante.

Quanto maior for o número de informações, melhor! Afinal, com o passar do tempo, isso garante um histórico completo e minucioso do cafezal, que dará apoio para as decisões de manejo.

Dessa maneira, é possível aumentar a eficiência dos tratos na cultura e aprimorar o uso de seus recursos, definindo os padrões mais adequados para a aplicação de defensivos, adubação, podas, renovação, entre outros processos relacionados.

Em relação às pragas e daninhas, por mais que sua época de propagação e condições ambientais sejam amplamente conhecidas, também é importante ter um bom processo de planejamento e ação.

Isso porque, ao monitorar preventivamente a lavoura, é possível tomar as melhores decisões de manejo durante as infestações críticas.

Nesse sentido, para reduzir a incidência de daninhas, também é recomendado o uso de plantas de cobertura na entrelinha, que também diminuem a temperatura do solo e controlam processos erosivos.

Por que máquinas e tecnologias adequadas são indispensáveis na colheita do café?

Muito além de adotar todos os cuidados mencionados acima, a colheita do café também exige que os produtores utilizem as melhores tecnologias e soluções de movimentação para a área.

Se a grande dificuldade do segmento cafeeiro é lidar com a incidência de chuvas e terrenos muito úmidos, é importante que os equipamentos utilizados sejam capazes de operar com excelência mesmo em solos irregulares e de difícil deslocamento.

As empilhadeiras Todo Terreno combinam alta tecnologia com excelente desempenho e dirigibilidade, para suportar o trabalho mesmo nos terrenos mais difíceis e garantir qualidade nas mais variadas aplicações durante a colheita do café.

Mais que um recurso de alta qualidade para o campo, esse tipo de empilhadeira representa um verdadeiro diferencial competitivo, tornando as operações mais eficientes, céleres, fluídas e economicamente viáveis!

Quer conhecer o maquinário que é referência de mercado para a colheita do café? Então confira todos os detalhes e vantagens das empilhadeiras Off Road Maxxicargo e MX da Movix! Basta clicar no link do modelo de seu interesse para saber mais.

COMPARTILHE