fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

colheita de maçã - movix

Prepare-se para a colheita de maçã em 2023

A colheita de maçã acontece, geralmente, entre os meses de fevereiro e abril. 

Sendo uma das frutas mais consumidas do país, com uma enorme diversidade de espécies, seu ciclo produtivo é decisivo na questão de preço e qualidade que ela chegará às prateleiras dos supermercados. 

Isso significa que, se você é um produtor dessa fruta, já deve ter iniciado as primeiras fases de germinação e, agora, está se preparando para retirá-las do pomar no ano que vem.

Neste artigo, vamos apresentar as etapas produtivas do ciclo da maçã e te mostrar como se preparar para a colheita de 2023. 

4 dicas para uma boa colheita de maçã

1. Aplique as técnicas certas para tirá-las do pé

Após as etapas de dormência, brotação, floração e frutificação da maçã, que duram dos meses de julho a dezembro, chega, finalmente, o momento da colheita.

Aliás, o descuido no momento de retirar a maçã da árvore pode comprometer a integridade da fruta, causando rupturas ou danos que a impedem de ser comercializada posteriormente. 

Assim, todas as etapas anteriores e os longos meses de cultivo podem ser desperdiçados, causando sérios prejuízos ao agricultor.

Portanto, o jeito certo de colhê-la, é segurando com as mãos e torcendo o caule suavemente, fazendo com que o pedúnculo saia junto com a fruta. 

Além disso, deve ser retirado apenas um fruto por vez, evitando impactos entre um e outro. 

2. Examine a data de colheita mais apropriada para cada espécie

O Brasil permite o cultivo de uma grande variedade de maçãs em seu território, dependendo apenas das características climáticas e do solo de cada região.

No entanto, os dois principais tipos são a maçã gala e a maçã fuji, que têm períodos de colheita muito próximos.

Enquanto a gala e suas mutações são preferencialmente colhidas em janeiro e fevereiro, a fuji e suas mutações são colhidas a partir da segunda quinzena de março.  

Sabendo disso, também é possível que o agricultor analise outros fatores como a coloração, tamanho, perfume e facilidade com que ela se desprende da haste. 

Por fim, planeje a data ideal para iniciar e finalizar a colheita. 

3. Invista em maquinário e acessórios

Como você já deve imaginar, a maioria das atividades agrícolas exige o uso de maquinários e acessórios que agilizem a produção, especialmente quando é feita em larga escala.

No caso da colheita das maçãs, o cuidado no momento de retirar o fruto das árvores pode demandar delicadeza e lentidão. 

Portanto, surge aí um desafio para o agricultor, que deve compensar o tempo investido nessa etapa com muito mais agilidade nas outras do processo, como a movimentação pelo pomar, armazenamento e transporte.

Por exemplo, utilizar empilhadeiras para carregar as caixas ou big bags é uma maneira excelente de reduzir o tempo de movimentação das caixas, garantindo o equilíbrio entre a qualidade da colheita, a economia de tempo e, consequentemente, a produtividade da safra.

Para isso, a Movix disponibiliza de uma linha completa de empilhadeiras Off Road ideais para pomares, já que atuam em qualquer tipo de terreno, mesmo os mais acidentados, são compactas e possuem um raio de giro reduzido, facilitando carga e descarga e, claro, evitando dano nos frutos.

CONHEÇA A LINHA MX

Outros equipamentos que, acoplados nas empilhadeiras Movix, podem auxiliar a colheita são:

  • Contentores bin
  • Aparelho giratório de bins
  • Carreta macieira

4. Atente-se ao armazenamento das frutas

A etapa do pós-colheita também é determinante para a lucratividade da safra e para a qualidade que a fruta chegará ao consumidor final.

Afinal, alguns cuidados devem ser redobrados nessa fase do ciclo produtivo, como:

  • Optar por locais frescos e escuros, longe da exposição solar
  • Posicioná-las em caixas rasas ou estantes nas câmaras frias
  • Evitar o armazenamento e contato de frutas danificadas ou podres com frutas intactas
  • Dar preferência por recipientes não abrasivos e fáceis de higienizar

Para alavancar ainda mais esse processo, utilize um maquinário que se adeque ao local de armazenagem e que possua toda a eficiência que esse segmento precisa. Conheça a empilhadeira ME Movix, a nossa série de empilhadeiras elétricas:

  • Ideais para terrenos regulares
  • São sustentáveis
  • Não emitem ruídos e gases poluentes
  • São compactas em dimensões e raio de giro

5. Invista na especialização da mão de obra

invista em mão de obra para a colheita de maçã - robustec

Por fim, para garantir que todos esses cuidados sejam tomados em todas as etapas de cultivo da maçã, é necessário investir no treinamento da mão de obra.

Afinal, os agricultores responsáveis pela colheita devem ter conhecimento do restante do processo produtivo, estar a par das recomendações citadas anteriormente e, claro, serem equipados com os materiais adequados para realizarem um bom trabalho.

Estas foram as nossas dicas para você se preparar para a colheita e armazenagem da maçã em 2023. Se você aplica outras estratégias durante o período da safra, não deixe de compartilhar conosco através das redes sociais.

Entre em contato com a nossa equipe se precisar de mais informações ou se quiser solicitar um orçamento.

FALE COM UM CONSULTOR

COMPARTILHE