Entre as indústrias que investem em alternativas para os equipamentos a combustão, ainda são comuns as dúvidas sobre qual bateria para a empilhadeira elétrica escolher. Afinal, questões como durabilidade, eficiência energética e otimização de custos são decisivas nas operações.
Atualmente, a bateria de lítio e a bateria de chumbo são as duas principais opções disponíveis no mercado. Ambas agregam benefícios relevantes, como a eliminação de ruídos e da poluição no ar, por exemplo. Contudo, suas diferenças entre si também são significativas.
Por isso, para lhe ajudar a garantir um investimento mais assertivo na sua empresa, preparamos este artigo para esclarecer as principais diferenças entre os dois modelos, como ambos se caracterizam e qual representa a escolha ideal. Confira.
Veja como funciona cada bateria para empilhadeira elétrica
Sendo assim, a bateria de chumbo é a alternativa mais acessível e também aquela utilizada há mais tempo na indústria. Também chamada de “chumbo-ácido”, ela funciona de maneira similar às baterias de carros comuns.
Além disso, essas baterias são constituídas por uma caixa com mistura de eletrólitos, ácido sulfúrico e água. Suas placas de chumbo geram reações químicas com o ácido para obter energia. Suas manutenções devem ser frequentes, principalmente na reposição dos níveis de água.
Por isso, a bateria para a empilhadeira elétrica de chumbo deve ser removida após o turno, pois exige carregamento em uma base apropriada e segura. Já a vida útil é em ciclos. Por isso, ela sempre deve ser totalmente carregada, já que uma carga parcial reduz a sua eficiência.
Por sua vez, a bateria de lítio é relativamente nova, mais tecnológica e sustentável. Ela chegou ao mercado nos anos 1990, com formato mais compacto e maior densidade energética. Para funcionar, ela utiliza um composto básico chamado de fosfato de ferro-lítio.
Além disso, como as suas células são seladas, esse modelo exige pouca manutenção. Inclusive, ele também dispensa a complementação de água ou de ácido. Essa característica ainda permite que a bateria seja recarregada em qualquer lugar.
Isso significa que a bateria para a empilhadeira elétrica de lítio dispensa a popular “sala de baterias”. Outro ponto importante é que seu tempo de carga é menor. Além disso, o carregamento pode ser feito parcialmente, sem prejuízos à sua durabilidade.
Bateria de lítio X bateria de chumbo: veja as principais diferenças
Agora que você já sabe como cada modelo de bateria para a empilhadeira elétrica se caracteriza, confira quais são as diferenças mais relevantes entre a bateria de chumbo e a bateria de lítio:
Bateria de chumbo
- Preço menor em relação à bateria de lítio;
- Exige 5 a 8 horas de carregamento;
- Devem ser carregadas em até 2 horas após o descarregamento;
- Cargas parciais prejudicam sua capacidade e rendimento;
- Os níveis de água devem ser verificados a cada 5 ciclos de carga;
- Por conta do tempo de carga elevado, pode exigir a aquisição de uma bateria extra;
- Alto consumo de energia;
- Resistência elevada ao calor;
- Durabilidade de cerca de 2.000 ciclos.
Bateria de lítio
- Valor mais elevado em relação à bateria de chumbo;
- Exige de 2 a 3 horas de carregamento;
- Pode ser carregada em qualquer momento oportuno;
- Cargas parciais não geram danos, otimizando tempo nas pausas de turno, por exemplo;
- Dispensa a verificação dos níveis de água ou manutenções relacionadas;
- O tempo de carga reduzido muitas vezes elimina a necessidade de bateria extra;
- Consumo reduzido de energia;
- Maior sensibilidade às temperaturas de trabalho;
- Durabilidade de cerca de 8.000 ciclos;
Descubra qual a melhor bateria para empilhadeira elétrica
Não há uma resposta exata sobre qual a melhor bateria para a empilhadeira elétrica. Na verdade, tudo depende das características da sua indústria e das suas demandas operacionais.
Afinal, a alternativa mais eficiente para uma empresa pode não ser a ideal para outra.
Como citamos, a bateria de chumbo é mais barata que a bateria de lítio. Contudo, dependendo dos níveis de exigência operacional do equipamento, o custo-benefício pode variar.
Isso porque, como as manutenções são menos recorrentes e a durabilidade costuma ser maior no modelo de lítio, a tendência é que no longo prazo o investimento maior acabe valendo a pena. Entretanto, isso exige bastante atenção às rotinas do chão de fábrica.
Por exemplo, se a empilhadeira for usada em apenas um turno, há tempo de sobra para efetuar o seu carregamento total e de cuidar das manutenções periódicas. Ou seja, acaba valendo mais a pena investir menos na bateria de chumbo.
Já se a demanda operacional for maior, com diversos turnos e necessidade de alto desempenho, faz mais sentido gastar mais na bateria de lítio, que poderá ser carregada parcialmente nos intervalos e exigirá menos manutenções.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a diferença entre bateria de lítio e chumbo, receba em breve novidades sobre a empilhadeira elétrica da Movix.