fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Assine nossa newsletter!

E receba no seu email as mais recentes notícias do setor.



Aumento da eficiência logística

Aumento da eficiência logística na indústria

Em um ambiente extremamente competitivo, a logística se tornou um diferencial competitivo muito importante, capaz de conferir maior qualidade, segurança e agilidade aos processos e contribuir para a redução de custos.

Para otimizar os resultados na indústria, os gestores devem procurar compreender todos os detalhes envolvidos nas operações, identificar gargalos e problemas e implementar estratégias para vencer as dificuldades.

Entenda como funciona a logística

A logística envolve fatores como transporte, armazenagem, estoque, inventário, tempo de trânsito, processamento de pedidos, carga tributária, entre outros. Ela influencia na redução de prazos de entrega e na disponibilidade dos produtos e nos preços, ajudando a reduzir custos e a atrair clientes.

Faça uma análise completa para verificar se há algum gargalo em seus processos logísticos. Para otimizar os processos e aumentar a produtividade, é preciso tornar as operações mais eficientes e econômicas e levar em conta todos os custos envolvidos. Um bom planejamento logístico permite determinar os padrões de custo de produção, simular diferentes cenários e determinar o preço.

A gestão das máquinas também é de extrema importância e demanda um acompanhamento adequado das manutenções realizadas, do combustível consumido e das horas trabalhadas. Máquinas com custos acima do esperado e mesmo a má utilização de peças podem onerar substancialmente os custos.

Entenda a importância das empilhadeiras para a logística

A operação com empilhadeiras otimiza a utilização da mão de obra, reduz a relação dos custos homem/hora e economiza tempo nas etapas de carregamento e descarregamento de mercadorias.

Atualmente, a movimentação do estoque físico se tornou muito mais fácil com a utilização de aplicativos móveis e empilhadeiras equipadas com sensores, que permitem acompanhar todo o fluxo do armazém em tempo real, bem como gerenciar a classificação e rastreabilidade dos produtos.

O uso de empilhadeiras nos sistemas de armazenagem possibilita o acesso rápido e direto aos estoques, garantindo maior velocidade na movimentação. O uso dessas máquinas favorece a racionalização dos espaços de estocagem, a diminuição dos danos em produtos e a melhor utilização dos espaços verticais.

Saiba como escolher a empilhadeira ideal

Para adquirir uma nova empilhadeira, é preciso entender bem qual é o tipo de empilhadeira mais indicado para a sua demanda. Faça um levantamento detalhado para verificar fatores técnicos como: capacidade demandada (peso e altura); o diâmetro mais recomendado (para uso interno, a sua empilhadeira poderá ter de transitar entre pilhas de pallets, por exemplo); entre outras informações que julgar relevante.

A escolha da empilhadeira deve levar em conta ainda o tipo de produto a ser armazenado e as suas características; o volume a ser armazenado e o seu coeficiente cúbico; o giro do produto e a velocidade de recebimento e expedição necessária; entre outros.

Além disso, fatores logísticos como piso, tipo de pallets, peso da carga, volume de mercadoria movimentada, altura de elevação, estruturas de armazenagem, local de operação e ambiente influenciam no tipo ideal de equipamentos para movimentação de materiais em armazéns e centros de distribuição.

Atente para o fato de que as empilhadeiras não elevam a carga máxima até a sua altura máxima. Para cada altura determinada, a empilhadeira eleva apenas o valor residual, conforme indica a tabela do fabricante, e não a carga nominal (a sua capacidade máxima).

Para se certificar de que as máquinas são capazes de elevar o peso dos pallets mais pesados da operação, você deve atentar tanto para a capacidade de carga quanto de elevação, verificando qual é o peso da carga a ser movimentada e a que altura ele precisará ser elevado.

Veja como otimizar a logística em sua indústria

Programar rotinas mais inteligentes para as remessas dos produtos é essencial para enxugar custos e tornar a logística mais eficiente. A racionalização evita erros como atrasos na entrega e produtos da mesma compra enviados separadamente.

Os produtos de alto giro devem ser colocados em locais de fácil acesso, para facilitar a sua movimentação de entrada e saída.

Para encontrar rotas mais práticas e econômicas e evitar prejuízos, utilize um bom sistema de gerenciamento do tráfego de mercadorias. Traçar rotas eficientes também ajuda a reduzir gastos, o que pode ser feito com a utilização de sistemas automatizados.

Para reduzir os custos de armazenagem, podem ser implementadas estratégias como o cross-docking, em que os produtos ficam estocados o mínimo de tempo possível, sendo logo transportados para pontos de venda próximos aos clientes. Outra solução é o Just In Time, que define o momento ideal de solicitar um material, seja para produção ou para venda.

Para evitar filas nos portos e reduzir o tempo de espera, a empresa deve fazer uso do agendamento de cargas e descargas. Desse modo, é possível organizar os horários e ter maior controle sobre o momento de saída e entrada da carga. Alguns portos já contam com sistemas automatizados de agendamento, o que torna o trabalho mais prático e eficiente.

Com um sistema de gestão adequado às suas necessidades, é possível aumentar a produção e diminuir custos. Um bom gerenciamento do fluxo físico e de informação, com o uso de softwares de gestão integrada (ERP), permite agregar valor na cadeia de suprimentos e gerar oportunidades de economias para a operação.

Conheça as empilhadeiras Movix

As empilhadeiras a combustão são uma ótima opção para quem precisa de uma máquina forte e robusta para uso industrial. Essas máquinas se destacam pela força do motor, desempenho mecânico e pela velocidade nos deslocamentos.

Além disso, as empilhadeiras a combustão também são mais baratas se comparadas às elétricas, o que torna a sua aquisição muito mais vantajosa na grande maioria dos casos.

A Movix conta com uma linha completa de empilhadeiras industriais robustas, econômicas e versáteis, como as máquinas das séries MD, movidas a diesel, e MG, movidas a gás.

As empilhadeiras industriais da série MD, movida a diesel da Movix oferecem benefícios como maior economia e agilidade, raio de giro reduzido, durabilidade, segurança, grande estabilidade e iluminação em Led.

Já as empilhadeiras da série MG, movidas a gás, suportam cargas de 2,5 até 7 ton. e oferecem toda a agilidade e segurança operacional que a indústria precisa.

Extremamente versáteis, as empilhadeiras MG podem ser combinadas com diversos acessórios e apresentam ampla variedade de aplicações.

COMPARTILHE