BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

algodão brasileiro

Agronegócio 2019. O que esperar do segundo semestre?

Tempo de Leitura: 3 minutos.

O agronegócio tem uma importância vital para a economia brasileira: representa 25% do PIB e é o principal responsável pelo saldo positivo da balança comercial (R$ 96 bilhões em 2017).

A safra total de grãos do Brasil deve alcançar 233,28 milhões de toneladas na temporada 2018/19 – a segunda maior da história – e ter alta de 3,4% ante o ano passado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Porém, o PIB do setor se manteve praticamente estagnado no Brasil em 2018, devido principalmente aos efeitos da greve dos caminhoneiros ocorrida em maio.

Mesmo diante de um cenário marcado por incertezas, o agronegócio brasileiro iniciou o ano de 2019 com perspectivas otimistas. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro deverá crescer 2% em relação a 2018. E as perspectivas para o segundo semestre de 2019 são promissoras, tanto no cenário doméstico quanto no internacional.

Conheça as perspectivas para o agronegócio em 2019

O agronegócio brasileiro tem colecionado diversas projeções otimistas nos últimos meses –para a próxima safra, a área plantada de grãos deve crescer pelo nono ano consecutivo e as estimativas de vendas de máquinas foram superadas.

O PIB do Agronegócio brasileiro apresentou leve alta de 0,07% em fevereiro de 2019, mas acumula queda de 0,46% de janeiro a fevereiro, segundo o CEPEA.

O Brasil deverá colher uma safra recorde de 123 milhões de toneladas de soja na temporada 2019/20 e superar os Estados Unidos, segundo estimativas do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA).

agronegócio 2019 - Movix

A produção brasileira deverá crescer com um plantio maior e também uma recuperação das produtividades, após a seca de 2018/19. O Brasil, maior exportador de soja do mundo, exportaria 75 milhões de toneladas em 19/20, enquanto os norte-americanos venderiam 53 milhões para o mercado externo.

O USDA prevê ainda que a colheita de milho no Brasil alcance o recorde de 101 milhões de toneladas, 1 milhão acima da estimativa para a atual temporada 2018/19.

Outro bom indicador do momento positivo da agricultura brasileira foi o sucesso da edição de 2019 da Agrishow. A maior feira de agronegócios do país, realizada entre 29 de abril e 03 de maio de 2019. O evento reuniu esse ano um total de R$ 2,9 bilhões em negócios e superou em 6,4% o volume registrado em 2018, segundo os organizadores.

“De maneira geral, o ano está muito positivo. Os preços estão bons, as commodities estão com boas demandas, os agricultores estão produzindo muito bem no país como um todo, com algumas exceções regionais”, afirma Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2019.

Acompanhe o crescimento no setor de máquinas

Com a perspectiva de safra favorável no País, além da necessidade de renovação da frota, a venda de máquinas agrícolas e rodoviárias deve crescer 10,9% em 2019 e alcançar 53 mil unidades vendidas, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias em fevereiro de 2019 superaram janeiro em 7,9% – foram 2,9 mil unidades no segundo mês deste ano contra 2,7 mil no primeiro mês de 2019. Porém, a produção no acumulado registra 6,4 mil unidades, 3,3% inferior às 6,6 mil fabricadas no ano passado.

Em março, o resultado das vendas para o setor de máquinas agrícolas também foi positivo, com 3,8 mil unidades comercializadas, alta de 31,6% frente às 2,9 mil de fevereiro.

Diante desse cenário promissor, o gestor rural pode ter mais segurança para investir no agronegócio e renovar suas máquinas e equipamentos.

Conheça as empilhadeiras Movix

Com fábrica própria, a Movix conta com uma linha completa de empilhadeiras off road e industriais robustas, econômicas e versáteis. A empresa conta com uma equipe de desenvolvimento especializada nas necessidades do nosso mercado e assistência técnica em todo o País. Uma equipe especializada que está sempre pronta para encontrar o equipamento ideal para cada cliente.

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica