fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

construction-epc

A importância dos EPCs na construção civil

A importância dos EPCs na construção civil

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são fundamentais para proteger os trabalhadores da construção civil contra acidentes no canteiro de obras de maneira coletiva.

Vale ainda observar que as economias geradas pela implantação de um bom programa de segurança superam os custos do programa, alcançando uma relação custo-benefício favorável.

Mas você sabe o que são os EPCs? Conhece a importância desses equipamentos para a área da construção civil? Neste artigo, você encontrará informações que vão ajudá-lo a se adequar às normas e garantir a segurança dos seus trabalhadores. Confira!

Saiba o que significa a sigla EPC

EPC é a abreviatura para Equipamento de Proteção Coletiva. Esses equipamentos devem ser fornecidos pelas empresas com o objetivo de minimizar os fatores de risco de acidentes e proteger os trabalhadores, de maneira coletiva.

Diferentemente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são previstos pela NR-6, os EPCs na construção civil fornecem proteção a mais de um trabalhador ao mesmo tempo.

Esses equipamentos de proteção coletiva têm como objetivo:

* Prevenir os trabalhadores de qualquer acidente que possa ocorrer no trabalho, oferecendo condições mais seguras;

* Reduzir ou até mesmo anular qualquer risco comum a todos os colaboradores que o ambiente de trabalho possa fornecer;

* Minimizar perdas nas operações e aumentar a produtividade.

O seu uso é exigido por Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho, como a N-R18. Além disso, também é importante atentar para o uso do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-7) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA (NR-9). Afinal, essas normas contribuem para a implantação de efetivas e persuasivas medidas de segurança.

worker-1

Conheça as normas que regulamentam o uso de EPCs na construção civil

A norma regulamentadora NR-18 mostra todos os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes no ambiente de trabalho da construção civil. As proteções mencionadas em seu conteúdo têm a sua execução obrigatória a ser aplicada parcial ou totalmente, analisando-se caso a caso.

As Recomendações Técnicas de Procedimento (RTP) detalham todas as ações que devem ser praticadas em demolições, escavações de rochas, carpintaria, andaimes e instalações elétricas.

Um EPC importante é aquele utilizado para proteção em escavações, fundações escavadas, fundações cravadas e injetadas e desmonte de rochas com uso de explosivos. Essas medidas servem para evitar a ocorrência de desmoronamento, deslizamento, projeção de materiais e acidentes com explosivos, máquinas e equipamentos.

Para isso, podem ser usados elementos que atuam na estabilização do terreno, como lonas, grampeamento do solo, contraforte de concreto, muro de arrimo e cortinas atirantadas.

Além disso, podem ser usados instrumentos de alta tecnologia, como a medição eletrônica de distância (MED), inclinômetros, extensômetros, piezômetros e medidores de tensão.

Para trabalhos realizados em condições altas, a RTP recomenda a utilização de dispositivos protetores como:

* plano vertical;

* sistema guarda-corpo e rodapé;

* sistema de barreira com rede;

* proteção de aberturas no piso por cercados;

* barreiras com cancelas ou similares;

* dispositivos protetores de plano horizontal;

* dispositivos de proteção para limitação de quedas.

As ações de demolição demandam do gestor um plano de emergência muito bem elaborado, para o caso de que algum problema ocorra. Escadas devem ser mantidas desimpedidas e livres para a circulação de emergência. Além disso, elas somente serão demolidas depois que forem retirados todos os materiais dos pavimentos superiores.

Veja outras medidas recomendadas para evitar acidentes

Para garantir a segurança dos elevadores utilizados na movimentação e transporte de materiais e pessoas nas obras, devem ser observados critérios na montagem, manutenção e operação desses equipamentos.

O local em que o poço do elevador foi construído deve ser bem sinalizado e isolado, com material e resistente e fixado à sua estrutura. O objetivo é evitar qualquer acidente por descuido ou desatenção do trabalhador.

A RTP também prevê a obrigatoriedade de instalação de rampa ou escada provisória de uso coletivo para transposição de níveis como meio de circulação de trabalhadores. Além disso, ela proíbe o uso de escada de mão perto de redes e equipamentos elétricos desprotegidos.

Outra preocupação é com a instalação elétrica. Para evitar problemas, devem ser instalados disjuntores ou chaves magnéticas independentes que possam ser acionados com facilidade e segurança.

A legislação aborda ainda as características que os andaimes precisam ter para que possam ser utilizados na construção civil. As suas superfícies de trabalho devem ter recurso de travamento que evite deslocamento ou desencaixe. O seu piso de trabalho deve ter forração completa, além de ser antiderrapante, nivelado e fixado de modo seguro e resistente.

construction 2

Saiba quais são as empilhadeiras ideais para a construção civil

As empilhadeiras off road apresentam um ótimo desempenho no setor de construção. Isso porque as atividades geralmente são repletas de intempéries e exigem melhor desempenho e proteção para a sua realização.

Projetadas para suportar trabalhos pesados, essas máquinas carregam até 4 toneladas de peso. As empilhadeiras off road também oferecem a vantagem de conseguir se deslocar em locais de solo irregular, sob influência de chuva, excesso de poeira e outras condições adversas.

Modelos da série MAXXICARGO e MX se destacam pela robustez e desempenho e oferecem mais segurança nas operações, maior vida útil e menor necessidade de manutenções.

Como vimos, é muito importante utilizar corretamente os EPCs na construção civil para manter a segurança dos trabalhadores, assegurar o bom andamento das operações e evitar acidentes.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como garantir a segurança na construção civil? Acesse este artigo sobre o uso adequado de máquinas e equipamentos.

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp