fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

transporte de madeira

A importância do transporte de madeira adequado

A logística do mundo atual está cada vez mais dependente de movimentos rápidos e eficientes no transporte de todo tipo de materiais envolvidos no processo de produção, distribuição e armazenagem.

Toda e qualquer empresa tem como necessidade básica o transporte e a elevação de cargas. As formas de transporte são ditadas não só pelo tamanho ou dimensões das cargas, mas também pelo seu peso, pela urgência no deslocamento ou por necessidades como a de conexão entre os seus vários componentes.

O transporte de madeira exige, porém, cuidados especiais, pois utiliza equipamentos de alto risco, como tornos e guilhotinas, e devido à necessidade de movimentos repetitivos, com levantamento excessivo de peso, além do risco de incêndio.

Entenda os cuidados necessários no transporte de madeira

A movimentação de máquinas e a elevação de cargas são atividades que não permitem erros, pois pode acarretar graves consequências. Para realizar essas tarefas, é preciso contar com profissionais muito bem treinados, que conheçam as técnicas envolvidas nesse processo e que trabalhem com o máximo de eficiência e segurança, de acordo com as normas de segurança e saúde no trabalho.

A movimentação de materiais é responsável por aproximadamente 22% das lesões ocorridas na indústria. A cada 48 segundos um trabalhador sofre acidente no Brasil. Entre 2012 e 2018, foram registrados 4,26 milhões de acidentes, o que resultou num gasto de R$ 28,81 bilhões em benefícios como pensão, auxílio-acidente e doença e aposentadoria por invalidez, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Conheça as normas de segurança

As normas NR-11 e NR-12 definem as condições necessárias para o transporte, movimentação, armazenamento e manuseio seguros de materiais. Essas normas regulamentam a exigência de materiais de alta qualidade e equipamentos de segurança para que os trabalhadores consigam realizar suas funções de modo seguro.

Entre as medidas de proteção coletiva estabelecidas, está a implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco, como o enclausuramento de sistemas de transmissão por correias e polias e a exigência de um circuito de parada de emergência.

tratamento em autoclave

Nos transportadores de materiais, os movimentos perigosos dos transportadores contínuos de materiais, como esteiras e correias, devem ser protegidos, especialmente nos pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento.

O treinamento periódico de funcionários para prevenir os riscos da atividade é obrigatório. A empresa deve adotar também uma política de manutenção preventiva de seus equipamentos, diminuindo assim a probabilidade de falhas técnicas.

Entre as ações de segurança mais importantes, destacam-se a proteção das partes móveis dos equipamentos; demarcação das áreas de perigo; adoção de dispositivos de segurança para acionamento de alarme e paradas de emergência; limpeza do piso; capacitação dos operadores.

Recomenda-se também a elaboração de um mapa de risco para orientar as pessoas sobre as condições de segurança no ambiente de trabalho.

Veja a importância de usar as máquinas adequadas

As madeireiras devem procurar utilizar máquinas e equipamentos adequados, uma vez que toda a logística das empresas depende diretamente da sua eficiência e bom funcionamento.

Entre as principais demandas das máquinas para madeireira, estão as atividades de movimentação de toras, madeiras serradas e cargas em pallets. Muitas vezes, essas atividades são feitas utilizando-se tratores adaptados para a função de empilhadeira, que apresentam uma série de limitações em relação ao equipamento adequado.

fluxo de pátio movix

O uso de empilhadeiras como a MaxxiCargo traz muitas vantagens para o setor madeireiro, como a robustez e desempenho, a velocidade do seu sistema mecânico, a menor demanda de manutenções e as facilidades garantidas pelo garfo, que se move lateralmente.

Com tecnologia avançada, a MaxxiCargo é construída sobre chassi monobloco, com transmissão automática, capacidade de 4 t e ampla altura do solo. Movida a diesel e com torre duplo estágio, é capaz de elevar cargas a 4 m.

Extremamente robusta e com desempenho muito eficaz, a MaxxiCargo oferece excelente dirigibilidade e todo o conforto para o seu operador. O seu design moderno proporciona total segurança e durabilidade.

Atentando para esses cuidados no transporte e movimentação de materiais, você será capaz de garantir muito mais segurança e eficiência para as atividades de sua madeireira.

COMPARTILHE